terça-feira, 10 de agosto de 2010

DOIS RIOS TEOLÓGICOS

A reflexão teológica embasada nos dois rios de definições teológicas e filosóficas que pautaram a vida da igreja brasileira na sua história, inicia-se com o primeiro rio baseado no pensamento pietista e dualista, somado ao fundamentalismo, que ovacionava a esperança absolutista e radical no futuro eterno e glorioso com Cristo, e que infelizmente por ovacionar somente aquilo que cabe na eternidade seculariza de alguma forma a atuação direta da Igreja na vida presente comunitária.


Já o segundo rio é fundamentado no engajamento social e politico por parte da igreja, somado a teologia liberal, que ganha melhor representatividade na teologia da libertação. Este rio possuí seu significado e importância para a vida da igreja.

De modo que, o extremismo visionário e teológico do primeiro rio, de fato pode alienar a igreja de sua missão na vida diária das pessoas, gerando um estado utópico que contraria o evangelho ativo do Reino de Deus. Porém, se optarmos radicalmente pelo segundo rio, podemos abraçar somente princípios superficiais de frentes socialistas, e negligenciar a radicalidade do evangelho e da palavra de Deus.

Portanto a junção equilibrada destes dois rios, poderá resultar em um terceiro rio com águas salutares e cristalinas para a vida da Igreja e a sociedade em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário